Com comprimento de onda em 1064 (um mil e sessenta e quatro) nm, apresenta o neodímio características completamente diferentes do CO2 uma vez que é fracamente absorvido pela água, portanto devemos imaginar que apresente diferente uso médico. Utilizado principalmente em lesões coloridas é o Nd-YAG uma máquina indicada para retirada de muitos tipos de manchas, tatuagens, maquiagem definitiva e epilação. Seu primeiro harmônico, com “l” de 532 nm tem importante atuação em lesões vasculares, como os hemangiomas planos, as microvarizes, “spiders” e os nevus rubi, desde que tenham cor vermelha.
Apresenta grande penetrabilidade no tecido dermo-epidérmico, sendo considerado um dos LASERs com maior possibilidade terapêutica em lesões pigmentadas profundas da pele. Tem indicação no tratamento e atenuação da hipertricose, das foliculites e doenças císticas dos pelos como a hidrosadenite, é indicado também no tratamento dos melasmas, das melanoses, das hipercromias pós-inflamatórias, das dermatoses actínicas dentre outras, além de representar uma excelente arma no apagamento de pigmentos exógenos, como tatuagens e maquiagem definitiva. Age em tratamentos a médio e longo prazo na acne ativa e por tudo isso pode ser empregado no rejuvenescimento não ablativo da face. Apresenta duas formas de oferta de seu pulso à pele, pulsos longos com duração na casa do milésimo do segundo e pulsos curtos na casa do nanosegundo.
Gostaríamos de citar ainda a Luz Intensa Pulsada que não é um LASER pois suas características não nos autorizam a assim classificá-la, mas que por haver sido desenvolvida e utilizada clinicamente em contemporaneidade com os LASERs de última geração tem seu espaço reservado em quase todos os Congressos e Jornadas médicas de LASERs.