
Este é um capítulo onde gostaríamos de nos ater por várias páginas, devido a nossa dedicação, conhecimento e visão perspectiva de futuro que acreditamos estarem associadas a estas máquinas, que nada mais são do que fontes de energia luminosa utilizadas na Medicina desde a década de 60 (sessenta).
O LASER de Dióxido de Carbono ou Gás Carbônico, atuará sobre todos os tecidos que contenham água, pois sua energia é em 90% absorvida pela água. Como a pele humana apresenta alto teor de água é uma das superfícies ideais para terapias com este LASER, onde o cuidadoso controle da quantidade de energia e do tempo de contato com a pele permitem que porções do tecido possam ser removidas e renovadas microscopicamente sem qualquer dano aos tecidos vizinhos, o chamado “resurfacing”. Dispomos em nossa Clínica há 11 (onze) anos do Ultrapulse 5000 C - LASER de Dióxido de Carbono de alta tecnologia desenvolvido há mais de 15 (quinze) anos nos EUA.
Condições como cicatrizes inestéticas, hipertróficas, devidas a acne (espinhas) podem ser atenuadas com o uso deste LASER.
Rugas faciais, como os pés de galinha ou em torno dos lábios por onde o batom insiste em escorrer, envelhecimento extrínseco (aquele causado pela exposição abusiva aos raios solares) e à vida como um todo, também podem ser atenuados.
Substituir o bisturi na realização de procedimentos cirúrgicos, diminuindo ou evitando o sangramento que ocorre ao seccionar-se os tecidos e, como conseqüência encurtar o tempo cirúrgico é outra vantagem do LASER de CO2.
Retirada de verrugas, nevus, pequenas lesões de pele podem ser realizadas com o auxílio do CO2 por vaporização, anestesiando com pomada de lidocaina.